Breve histórico

breve apresentação da ong movimento rio vivo

Em 1992, a tentativa de instalação de um curtume em Brotas, gerou um movimento de resistência à atividades poluidoras no município de Brotas e a partir desta iniciativa popular, foi fundada a ONG Movimento Rio Vivo com o principal objetivo de preservação da qualidade das águas do Rio Jacaré Pepira.

Com a conquista da criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em 1993, a ONG Movimento Rio Vivo deu inicio ao projeto de levantamento do potencial turístico com a catalogação de atrativos naturais, e a partir de então, a necessidade de se propor um novo caminho de desenvolvimento econômico: o turismo sustentável.


Entre as ações de destaque da ONG Movimento Rio Vivo nos últimos 15 anos da entidade, está a conquista em parceria com o Poder Público, do prédio do antigo matadouro e investimentos para sua reforma e ampliação para abrigar a Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente com salão de conferências, biblioteca ambiental, tornando-se o espaço hoje denominado CIAM - Centro de Interpretação Ambiental.

A ONG esteve mobilizada na alteração do traçado de duplicação da rodovia SP-225 – Engº Paulo Nilo Romano, preservando várias nascentes às margens da rodovia e exemplares arbóreos brasileiros em extinção.

Em 2009 e em 2011, a ONG, em parceria com a FATEC/Jaú e Corpo de Bombeiros, realizou a Expedição Jacaré Pepira, atividade de destaque na mídia, cujos resultados foram divulgados em um intenso trabalho de educação ambiental a todos os 13 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré Pepira, nos anos de 2010 e 2012, com apoio de outras prefeituras e entidades. Para mais detalhes é possível acessar www.jacarepepira.blogspot.com.br


A Educação Ambiental é o tema de maior envolvimento da entidade, que sempre desenvolveu eventos e ações em parceria com a iniciativa privada e, em outras oportunidades, com o Poder Público. Entre os projetos mais recentes, está o Projeto Óleo Vivo, que consiste na coleta do óleo de cozinha usado em estabelecimentos comerciais e refeitórios empresariais para destinação correta.


Em 2012, a ONG em parceria com ACIB (Associação Comercial e Industrial de Brotas) e apoio da Prefeitura Municipal de Brotas, coordenou uma campanha denominada “Plástico não embala”, pela substituição das sacolinhas plásticas. Para mais detalhes, acesse www.plasticonaoembala.blogspot.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário