segunda-feira, 2 de abril de 2018

A Campanha Jacaré Recicla nas escolas

A campanha Jacaré Recicla também trabalha o lixo educativamente; e quando se fala em educação, fala-se em educação em casa e nas escolas.
O lixo é produto do consumo, geramos lixo no nosso dia a dia, desde a hora que acordamos até o momento de deitarmos (na higiene, na alimentação, ao nos vestir, nas brincadeiras, nos hobby, etc.). Estima-se que no estado de São Paulo, cada pessoa gere aproximadamente 1.393 quilos de lixo por dia, onde o modo de vida das pessoas é essencialmente urbano (Revista EXAME, 2016).
Para dimensionar, uma e meia caixa de água de mil litros poderia armazenar tal quantidade de lixo. Em uma cidade como Brotas, com estimadamente 23.858 habitantes (IBGE, 2017), seriam 35.787 caixas de água de lixo indo diariamente para o aterro sanitário.
Um dia não caberá mais lixo, e será necessário outro aterro, e outro aterro...
E se o lixo não tiver o destino adequado, se transforma em outros problemas ambientais: cria focos de doenças, entope bueiros, gera enchentes, contamina a água, favorece a população de animais nocivos como mosquitos, baratas e ratos, mata animais aquáticos, polui visualmente, é mau cheiroso, etc.
Dai você se pergunta: eu produzo tudo isto de lixo por dia? Preste atenção no quanto de lixo descarta em casa, na rua, nos estabelecimentos comerciais, no trabalho, etc.
Pensando em tudo isto e nos 3 R's, a Campanha Jacaré Recicla partiu para as escolas publicas de Brotas, realizando brincadeiras e dinâmicas com a criançada entre os dias 19 e 29 de março de 2018. Afinal, educar as crianças é planejar o futuro no presente!
Para quem não conhece os 3 R's, ei-los:

1) reduzir consumo (pesquisando na internet, ha uma infinidade de sites com dicas para reduzir consumo de energia, de combustível, de carne, etc.). "O objetivo é comprar produtos e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também econômico" (site: sustentabilidade.com).

2) reutilizar, ou usar de novo vidros, papeis, roupas, embalagens em geral, produtos, água, etc. Água com sabão (em dose diluída) é boas para fertilizar a terra; a bioconstrução tem utilizado diferentes tipos de garrafas para estruturar paredes; pneus velhos transformados em brinquedos infantis, vasos de flores, proteção de madeira, produção de moveis; roupas velhas assumindo novos formatos (e não precisa pagar caro para ter roupa rasgada!); entre tantos outros exemplos de criatividade.

3) reciclar exige transformações físicas, químicas, processos industriais, porém representa uma economia na extração de recursos naturais, principalmente aqueles não renováveis como petróleo (matéria prima de diversos tipos de plastico), minerais (matéria prima da construção civil, de componentes eletrônicos, de compostos químicos usados nas industrias). Para reciclar, é preciso separar adequadamente.

E, sempre, praticar o consumo consciente.
As escolas visitadas foram Dona Francisca, Alvaro Callado, Zancolli, Runner, Vera Checo I e II, Edna e Dante.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário