quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Participação em Audiência Pública para Criação da Secretaria Municipal de Saneamento Básico



Brotas, 29 de outubro de 2014.


À Prefeitura Municipal de Brotas
Sr. Eng.º Julio Lourenção Neto
Coordenador Geral da Audiência Pública de Criação da Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental



Assunto: Manifestação em Audiência Pública de Criação da Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental


A ONG Movimento Rio Vivo atenta as decisões políticas administrativas relacionadas a gestão ambiental no município de Brotas vem mui respeitosamente, por meio desta se manifestar nesta audiência pública sobre a criação da Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental, considerando diretamente:
Considerando a Lei Federal n.º 11.445/2007 de 05 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico;
Considerando a Lei Municipal n.º 2.502/2011 de dezembro de 2011, que institui a política municipal de saneamento ambiental, seus instrumentos e dá outras providências;
Considerando a Lei Municipal n.º 1.991/2004 de 17 de novembro de 2004, que cria o serviço autônomo de água e esgoto de Brotas e dá outras providencias;
Considerando Carta Aberta Fórum Municipal sobre Gestão do Abastecimento de Água, ocorrido em 22 de março de 2013 e discussões relacionadas ao assunto em conselhos municipais e em reuniões desta organização;
Questiona:
1)      Considerando todas as dificuldades que a Prefeitura Municipal de Brotas tem passado em relação à realização de seus serviços ligados a gestão de resíduos, manutenção da frota e número de pessoas, como a Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental irá planejar e operacionalizar as ações em todo o seu município (cidade de Brotas, bairro rural de Patrimônio São Sebastião da Serra e Lagoa Dourada do Broa) em relação a:
                                                               i.      Resíduos sólidos (resíduos domiciliares, resíduos de construção civil, coleta seletiva);
                                                             ii.      Drenagem Urbana;
                                                            iii.      Sistema de Abastecimento de Água;
                                                           iv.      Sistema para Tratamento de Esgoto;

2)      Qual a estrutura da Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental, relacionados a:
                                I.            Recursos Financeiros;
                              II.            Recursos Humanos;
                            III.            Máquinas e Equipamentos;

3)      Vale lembrar aqui que a Prefeitura Municipal de Brotas perdeu recursos financeiros do FEHIDRO que tinham por objetivo a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental e outro valor significativo da mesma fonte, para a elaboração do Plano de Macrodrenagem Urbana. Quais as metas de governo e planos elaborados que tenham passado por consulta pública até o momento e que atendam a legislação municipal vigente para a aplicação dos recursos financeiros hoje existentes na Autarquia SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas)?

4)       Diante a complexidade das atribuições da Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental, vimos a necessidade de maior discussão e divulgação para a população interessada sobre a amplitude do assunto e, portanto, solicitamos documentos disponíveis e outras audiências para buscar um consenso sobre o tema e objetivos apresentados até o momento.

Sem mais para este momento,
Atenciosamente




Alisângela Spigolon

Presidente

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