A campanha Jacaré Recicla é composta por várias ações. Entre as ações, a campanha incluiu conhecer como os resíduos sólidos são tratados nos estabelecimentos comerciais da cidade. Como resultado, os munícipes e visitantes de Brotas podem identificar os estabelecimentos amigos da campanha Jacaré Recicla, encontrando no estabelecimento o Selo Verde "Jacaré Recicla":
Foram visitados 80 estabelecimentos que tinham as seguintes dúvidas:
Foram visitados 80 estabelecimentos que tinham as seguintes dúvidas:
· - como proceder com o vidro.
· - como proceder com o isopor.
· - qual o horário que os caminhões passam.
· - entulho: Prefeitura ou reciclagem?
· - qual destino do lixo eletrônico.
· - qual destino do óleo.
· - qual destino da pilha.
· - qual destino das lâmpadas.
Jacaré reciclador conta que:
O vidro é material reciclável, porem sua coleta é perigosa se não for acomodado adequadamente. O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem. Além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas (CEMPRE).
O isopor foi assunto de uma publicação anterior. E vale a dica: DIMINUIR CONSUMO!!!
Os horários dos caminhões são possíveis de ser informados com os motoristas e coletores.
Os entulhos são classificados em diferentes categorias. Eis uma dica de negócio com entulhos da construção civil:
Lixo eletrônico é um problema sério, ainda mais quando se considera o principio da obsolescência programada. Potencialmente, os materiais obsoletos poderiam ser doados para oficinas de eletro-eletrônica, oferecendo cursos profissionalizantes. O material destinado a reciclagem deve ser separado em partes (carcaça, bateria, vidro, placas de circuito, etc.) e cada uma ter tratamento adequado à sua composição: lembrando que o vidro de tela, por exemplo, contém material tóxico como chumbo e arsênio.
Pilhas e baterias de celulares, máquinas fotográficas, tablets e notebooks devem ser encaminhadas a empresas especializadas, e os destinos corretos são os pontos de coletas especializados (os famosos "papa pilhas", os quais não estão na campanha Jacaré Recicla). Caso as pilhas e baterias sejam destinadas para aterros e lixões, ou descartadas irresponsável em locais públicos, o processo de decomposição da embalagem destes resíduos libera substancias toxicas: cadmio, chumbo, mercúrio, os quais são responsáveis por mutações genéticas ou formação de tumores e câncer.
Os estabelecimentos que comercializam lampadas fluorescentes devem conhecer o destino correto para as mesmas (que também liberam substancias toxicas). Lampadas LED são recicláveis porem devem ser destinadas a empresas especializadas neste setor (tecnologia emergente), a empresa Boreal Led é um exemplo que oferece destinação para as lampadas comercializadas por eles.
Pratique consumo consciente, e escolha locais que praticam economia responsável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário