sábado, 17 de fevereiro de 2018

OLHA o JACARÉ!!!!

Com uma marchinha toda animada o Carnaval 2018 em Brotas foi dos brotenses que puderam conhecer um pouco mais da campanha de separação dos materiais recicláveis com um bloco carnavalesco que contou com o mascote da campanha, um super JACARÉ! A Campanha Jacaré Recicla é uma realização da ONG Movimento Rio Vivo numa parceria com a APAE de Brotas e a empresa Brasil Solutions.

A Campanha melhora a comunicação junto à questão de recicláveis e mantem os costumes de coleta seletiva porta a porta com os caminhões em dias específicos para cada bairro ou mesmo na doação direta dos materiais separados entregues nos Ecopontos localizados no barracão de triagem no bairro Campos Elíseos, ou na sede da APAE, na Av. Ricardo Jordani


Contando com o habito da comunidade brotense em separar o lixo gerado nas residências, a campanha também objetiva a adesão de estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços turísticos, que serão identificados por "selos verdes" fixados na entrada para que a comunidade local e turística saiba quais são. 

O material coletado é destinado ao Barracão de Triagem da APAE, onde é separado e vendido às empresas de reciclagem, gerando verba complementar para a compra de alimentos e remédios para os alunos da Instituição. 


Além de colaborar com a APAE, a destinação dos resíduos sólidos para empresas de reciclagem aumenta a vida útil do aterro municipal de Brotas, diminuindo o volume de lixo depositado ali. Também, em termos de produção econômica, a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos ameniza a exploração dos recursos naturais usados como matéria prima , alguns destes recursos naturais são recursos não renováveis (petróleo, areia, minerais em geral), ou seja, não há tempo hábil para a Natureza oferece-los ao ser humano novamente.


Isto significa que o ato de separar o lixo em casa e nos estabelecimentos comerciais e destina-lo a reciclagem favorece a economia da reciclagem (geração de trabalho, geração de renda, avaliação da cadeia de produção – da matéria prima até o destino final após consumo - , inovação inclusive de tecnologias), favorece a qualidade ambiental de Brotas (maior cuidado com o lixo e para onde ele está indo) e favorece a Natureza.

Participe da Campanha Jacaré Recicla!

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Selo Verde Jacaré Recicla: Coleta Seletiva

A campanha Jacaré Recicla é composta por várias ações. Entre as ações, a campanha incluiu conhecer como os resíduos sólidos são tratados nos estabelecimentos comerciais da cidade. Como resultado, os munícipes e visitantes de Brotas podem identificar os estabelecimentos amigos da campanha Jacaré Recicla, encontrando no estabelecimento o Selo Verde "Jacaré Recicla":





Foram visitados 80 estabelecimentos que tinham as seguintes dúvidas:
·       - como proceder com o vidro.
·       - como proceder com o isopor.
·       - qual o horário que os caminhões passam.
·       - entulho: Prefeitura ou reciclagem?
·       - qual destino do lixo eletrônico.
·       - qual destino do óleo.
·       - qual destino da pilha.
·       - qual destino das lâmpadas.

Jacaré reciclador conta que:

O vidro é material reciclável, porem sua coleta é perigosa se não for acomodado adequadamente. O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem. Além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas (CEMPRE).

O isopor foi assunto de uma publicação anterior. E vale a dica: DIMINUIR CONSUMO!!!

Os horários dos caminhões são possíveis de ser informados com os motoristas e coletores.

Os entulhos são classificados em diferentes categorias. Eis uma dica de negócio com entulhos da construção civil:


Lixo eletrônico é um problema sério, ainda mais quando se considera o principio da obsolescência programada. Potencialmente, os materiais obsoletos poderiam ser doados para oficinas de eletro-eletrônica, oferecendo cursos profissionalizantes. O material destinado a reciclagem deve ser separado em partes (carcaça, bateria, vidro, placas de circuito, etc.) e cada uma ter tratamento adequado à sua composição: lembrando que o vidro de tela, por exemplo, contém material tóxico como chumbo e arsênio.

O óleo vira sabão ou biocombustível... e existem catadores em Brotas que se dedicam a esta atividade (vide Projeto Óleo Vivo).

Pilhas e baterias de celulares, máquinas fotográficas, tablets e notebooks devem ser encaminhadas a empresas especializadas, e os destinos corretos são os pontos de coletas especializados (os famosos "papa pilhas", os quais não estão na campanha Jacaré Recicla). Caso as pilhas e baterias sejam destinadas para aterros e lixões, ou descartadas irresponsável em locais públicos, o processo de decomposição da embalagem destes resíduos libera substancias toxicas: cadmio, chumbo, mercúrio, os quais são responsáveis por mutações genéticas ou formação de tumores e câncer.   

Os estabelecimentos que comercializam lampadas fluorescentes devem conhecer o destino correto para as mesmas (que também liberam substancias toxicas). Lampadas LED são recicláveis porem devem ser destinadas a empresas especializadas neste setor (tecnologia emergente), a empresa Boreal Led é um exemplo que oferece destinação para as lampadas comercializadas por eles.

Pratique consumo consciente, e escolha locais que praticam economia responsável! 

Dicas para tornar a empresa mais sustentável e amiga do meio ambiente

Fonte: Investimentos e Noticias


Com o avanço das novas tecnologia, o crescimento populacional, o nascimento de empresas em diversos setores e indústrias e da sociedade como um todo a preocupação com o meio ambiente é uma das pautas mais discutidas atualmente. As pequenas, médias e grandes empresas buscam novas estratégias sustentáveis a todo instante para garantirem o selo de empresa do bem e ao mesmo tempo lucrar com isso.
A boa notícia é que existem muitas estratégias para tornar a empresa mais sustentável e amiga do meio ambiente sem interferir no lucro da organização. Algumas dessas estratégias são inovadoras e ajudam empresas a economizarem, enquanto outras encontram no mercado de resíduos uma oportunidade para ganhar mais dinheiro. Tudo depende de como a empresa olha para os seus resíduos industriais.
Ser sustentável no dia a dia
O que funciona muito bem para empresas de diversos setores é a substituição das lâmpadas convencionais pelas econômicas. Além de serem feitas com materiais recicláveis esse tipo de lâmpada dura mais e consome menos energia o que já ajuda na conta de luz no final do mês. Outra forma para economizar energia é aproveitar ao máximo a luz do sol, quando possível deixar as janelas abertas para iluminar o ambiente ao invés das lâmpadas acesas, isso também ajuda na economia do ar condicionado.
Troque os copinhos de café descartáveis por xícaras de café, além de ser mais econômico é muito mais elegante na hora de servir um cliente. Outra sugestão é trocar os copos descartáveis por copos de vidro e canecas. Incentive os colaboradores a usarem garrafas de água, como squeezes, assim é possível evitar que sujem copos com frequência.
Nos banheiros aposte em torneiras com temporizador, pois evita que alguém esqueça a torneira aberta e cause um gasto de água desnecessário. Para empresas que utilizam muito impressoras é recomendável o uso da fonte Ecofont (é uma fonte que consome menos tinta sem perder a qualidade). Incentive os colaboradores a usarem folhas para rascunhos, quando possível imprimir dos dois lados da folha e dar preferência à comunicação eletrônica. Existem muitas formas de trocar os papéis por aplicativos e e-mails.
Gerenciamento de resíduos
Empresas que produzem uma grande quantidade de resíduos precisam por lei (Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/10) a elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos que mostre todas as etapas de produção da empresa até a destinação final dos resíduos. Para essas empresa a tecnologia disponibiliza meios para otimizar e agilizar esse processo, como o software VG Resíduos, que auxilia de forma simples e se adapta a qualquer empresa de qualquer setor para um gerenciamento de resíduos completo. O sistema ainda proporciona a comunicação no mercado de resíduos para empresas que pretendem comprar ou vender resíduos.
O gerenciamento de resíduos também está ligado na separação do lixo. O uso de lixeiras para coletas seletivas é um bom começa para separar os materiais recicláveis dos orgânicos e para completar a etapa é importante ter parcerias com empresas ou ONGs para que retirem e aproveitem de alguma forma os resíduos sólidos.
Envolvimento da equipe
É importante que os colaboradores participem das estratégias sustentáveis da empresa, pois são eles que aplicam a cultura sustentável no dia a dia. Cabe a organização deixar um espaço aberto para que novas ideias sejam expostas e assim aplicadas quando possível. Muitos pessoas participam de ONGs e quem sabe uma delas não é um dos funcionários? Por isso conhecer, ouvir e envolver cada membro da equipe é importante para que a empresa seja mais sustentável e por fim amiga do meio ambiente e amiga de todos.