quinta-feira, 9 de junho de 2016

Abertura da Exposição Jacaré Pepira em Torrinha/SP

A abertura da exposição Jacaré Pepira em Torrinha contou com um grupo seleto de pessoas da comunidade, entre vereadores, formadores de opinião, educadores e produtor rural.

A exposição irá ficar em Torrinha durante todo o mês de junho de 2016 para atender a comunidade em geral, especialmente alunos da rede de educação.

Casa da Cultura Pedro Buzato, centro.








Release: Exposição Jacaré Pepira
iniciativa ONG Movimento Rio Vivo

A ONG Movimento Rio Vivo idealizou a exposição Jacaré Pepira. Uma exposição que mostra todo o percurso e a saúde ambiental do Rio Jacaré, desde a sua nascente, no município de São Pedro até a foz, no município de Ibitinga.
A exposição Jacaré Pepira irá percorrer os 13 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Pepira, mobilizando as comunidades para a preservação e consciência ambiental. Em Brotas a exposição esteve durante todo o ano de 2015 e no primeiro semestre de 2016, agora ela irá iniciar sua viagem sendo que Torrinha está no inicio deste roteiro.
Como apoio as comemorações da Semana do Meio Ambiente 2016, realizada pela Prefeitura Municipal de Torrinha, através das Diretorias de Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, a Exposição Jacaré Pepira ficará no município durante todo o mês de junho e acompanhará uma apresentação oral para alunos da rede de educação no decorrer do período. No lançamento, dia 08 de junho, na abertura e lançamento da exposição, uma apresentação exclusiva, com inicio às 19:00h na Casa da Cultura, local que abriga os painéis da exposição.
Um dos objetivos desta exposição, além de mostrar a riqueza ambiental e cênica do saudoso Rio Jacaré é chamar a atenção para a seus problemas ambientais e estimular uma discussão sobre a problemática da sobrevivência, da saúde ambiental dos rios de uma forma geral em todo o Estado de São Paulo. Nesta exposição é possível ver que, na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré Pepira Mirim, existem condição positiva, mas sinaliza situações preocupantes do uso intenso do solo pelas atividades agrícolas e pela pecuária.
O maior problema ambiental do Jacaré Pepira em toda a sua extensão é sem dúvida o assoreamento. O Assoreamento podem ocasionar o desmoronamento de margens e carreamento de sedimentos diretamente ao leito do Jacaré Pepira, isso ocorre também de forma indireta pelos seus afluentes. Os pontos de maior problema identificados foram levantados pelo projeto Expedição Jacaré Pepira (www.jacarepepira.blogspot.com) e são exatamente a foz dos seus principais afluentes. Concluiu-se que as pequenas bacias hidrográficas de seus afluentes sofrem sérios problemas de condicionamento do solo, independentemente da atividade econômica existente sobre ele.
A Exposição retrata também belas imagens do percurso encachoeirado e de corredeiras, do uso turístico e de lazer que o Jacaré proporciona aos moradores e seus visitantes.
Este projeto conta com o apoio de: Alaya Expedições, Anand Atelier, Areia que Canta, Brotas Zen, Cachoeira Cassorova, Hotel Pousada Vivenda das Cachoeiras, H2Omem, Pousada Frangipani, Pousada Jacaré Pepira, Prefeitura Municipal de Brotas, Rancho Favorito, Recanto das Cachoeiras e Território Selvagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário